O Município de Oliveira do Hospital procedeu à atribuição de “Cheques-Compra de Complemento Alimentar Natalício” a 108 famílias carenciadas beneficiárias de ajuda alimentar do Banco de Recursos Socais ao longo do ano.
Este programa realizado em colaboração com a Rede Social concelhia teve como objetivo proporcionar às famílias mais carenciadas “uma Ceia de Natal onde não faltassem os produtos típicos desta quadra”, adianta a autarquia em comunicado.
Os cheques-compra, de valor entre os 30 e os 50 euros, consoante a dimensão do agregado familiar, puderam ser trocados nos estabelecimentos comerciais aderentes, por géneros alimentares que nesta quadra ocupam tradicionalmente a mesa das famílias: bacalhau, azeite, óleo, açúcar, farinha, enchidos, queijo e bolo-rei, a que se acrescenta leite, papas e cereais a pensar nas crianças destes agregados, uma vez que, nesta altura, muitas delas também passam mais tempo em casa em virtude de férias escolares.
“Com esta iniciativa, o município de Oliveira do Hospital presta uma ajuda essencial aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica que podem ter uma ceia de Natal com os produtos habituais desta época e dá em simultâneo um estímulo aos estabelecimentos comerciais do concelho onde os Cheques-Compra podem ser descontados, contribuindo para algum equilíbrio financeiro e ajudando também solidariamente o comércio tradicional nestes tempos difíceis de crise”, sublinha a edilidade.
O Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas referenciadas pelos técnicos de Ação Social, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos ou brinquedos, entre outros.
Nesta quadra, através da iniciativa Futsal Solidário, o Banco de Recursos Sociais foi presenteado com a angariação de 750,00 euros para investimento em alimentos para bebés e crianças.

Sem comentários: