O Município de Carregal do Sal assinalou, no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Dando cumprindo ao plano de atividades da resposta social e ao plano de ação da Rede Social concelhia, no âmbito do “Projeto para Incluir”, o Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu promoveu duas iniciativas distintas: durante a manhã, esteve junto ao Julgado de Paz com uma barraquinha de venda de artigos e produtos elaborados pelos utentes, técnicas e auxiliares da instituição visando a angariação de fundos e a sensibilização para a causa numa dinâmica concertada de inclusão social.
Da parte da tarde, no Centro Cultural de Carregal do Sal, utentes e colaboradores do Centro de Atividades Ocupacional da Associação brindaram os utentes das restantes Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e comunidade que se quis associar a esta celebração, com um espetáculo ímpar. Rancho, música, coreografias várias e teatro fizeram a animação que durou mais de uma hora e que surpreendeu o público presente, entre o qual se encontrava o Vice-Presidente da APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu – Armando Torrinho, a quem coube dar as boas-vindas iniciais e apelar à inclusão social.
No final do espetáculo também a Coordenadora do Pólo de Oliveira do Conde da APCV – Fátima Moutinho, sublinhou a presença e a parceria da Rede Social, incluindo da Câmara Municipal e parabenizou o desempenho de todos.
Coube à Vereadora do Pelouro da Ação Social, Cristina Borges, encerrar o evento. No uso da palavra, e em representação da Câmara Municipal, assumiu-se emocionada pelo espetáculo a que assistiu, agradeceu a presença de todos e afirmou a disponibilidade da Autarquia, dentro das suas limitações, para continuar a fazer o possível em prol de um grupo de cidadãos especiais que não podem nem devem ser votados ao esquecimento; pelo contrário, que merecem um carinho, acompanhamento e cuidados específicos.
No final, a Autarquia ofertou um lanche aos utentes e colaboradores presentes da APCV.
Nota à imprensa / CM
Sem comentários: