Choque de comboios perto de Alfarelos originou vários feridos ligeiros e avultados prejuízos materiais
Um comboio intercidades (ligação Lisboa-Porto) e um comboio regional (ligação Entroncamento-Coimbra), que seguiam no mesmo sentido, chocaram ontem à noite próximo da estação de Alfarelos (Granja do Ulmeiro), originando vários feridos ligeiros e avultados prejuízos materiais em ambas as composições.
Inicialmente noticiado que eram 14 os passageiros feridos, este número passou a aumentar, havendo referência de que até ao momento estão identificados 41 feridos ligeiros, evacuados para hospitais de Coimbra e Figueira da Foz, e que não foi registado qualquer caso mortal.
Segundo notícia no portal dos Bombeiros Portugueses, “o acidente poderá ter tido origem na existência de óleo nos carris ou no roubo de cabos”.
O Público, na sua versão online, aponta hoje duas explicações possíveis para o acidente, referindo:
Teoricamente o choque de dois comboios na linha do Norte é impossível, pois o sistema Convel (Controlo de Velocidade) que equipa todos os comboios que nela circulam impede que os sinais sejam desrespeitados, sobrepondo-se a uma eventual distracção do maquinista.
Neste acidente, circulando o comboio regional a mais baixa velocidade e com paragem em todas as estações, a aproximação pela cauda do Intercidades (mais rápido) só seria feita até uma determinada distância de segurança.
Sinais de restrição obrigam o maquinista a reduzir a velocidade por forma a manter essa distância do comboio que o precede até que este chegue ao seu destino ou que o possa ultrapassar em alguma estação.
E ainda que o maquinista, hipoteticamente, se distraísse, adormecesse, ou adoecesse, e não respeitasse os sinais, o Convel (que no fundo é um computador de bordo) faria actuar de imediato o freio de emergência até o comboio ficar imobilizado.
O que falhou então?
O PÚBLICO pode adiantar duas explicações plausíveis, embora, naturalmente, esteja ainda por decorrer o inquérito preliminar que poderá dar algumas pistas sobre o ocorrido.
Uma poderá ter sido uma avaria nos freios (travões) do Intercidades, associada à falta de aderência dos carris que se encontram húmidos por causa da chuva. A entrada da estação de Alfarelos no local do embate é feita em descida.
Outra hipótese poderá ter sido avaria no sistema de sinalização naquele troço de via, que já durante o fim-de-semana – e na sequência da intempérie que perturbou alguns circuitos de via –, esteve com alguns problemas, ao ponto de o tráfego ferroviário se ter processado com restrições.
Neste caso o Convel (que está instalado a bordo dos comboios) poderá não ter recebido a informação que deveria ter sido enviada dos equipamentos instalados na linha.
Acresce que este troço da linha do Norte, entre Pombal e Coimbra, ainda não foi modernizado. Na estação de Alfarelos, a mesa de comando que controla a sinalização data dos anos 60 do século passado.

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