À semelhança dos anos anteriores, o Município de Santa Comba Dão comemorou, a 03 de Dezembro, segunda-feira, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data promovida pela ONU, que se comemora desde 1998 com o intuito de motivar a sociedade para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizá-la para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destes cidadãos.
Este ano, a data foi assinalada com uma visita guiada, destinada aos parceiros sociais do CLAS – Conselho Local de Acção Social, às futuras instalações Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial da APPACDM, que irão funcionar no edifício da antiga escola primária de Vila Pouca, freguesia de São Joaninho.
Nas palavras introdutórias aos participantes na visita, António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Acção Social, referiu que a construção deste equipamento vem colmatar uma falha na protecção social em Santa Comba Dão no apoio especializado às pessoas portadoras de deficiência. Lembrou que este objectivo vinha a ser perseguido há alguns anos, tendo havido duas candidaturas anteriores que não foram aprovadas, nomeadamente do Centro Social e Paroquial de São João de Areias, resolvendo o Município procurar um parceiro especializado na área para, em parceria, apresentar uma candidatura que levaria à concretização desta obra. Salientou o empenho do Município na procura desta resposta e o investimento municipal aqui feito relativo à parte não comparticipada pelo POPH. Reiterou, igualmente, o facto de, para além do mais importante que é obviamente dar resposta especializada a quem dela necessita, esta obra gerar no seu pleno funcionamento vinte e quatro postos de trabalho, muitos deles qualificados, muito importante no momento que o país atravessa.
Além de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a iniciativa serviu, sobretudo, para dar a conhecer aos parceiros sociais as valências que este espaço irá ter, fornecendo algumas informações relativas aos materiais utilizados na sua construção e berve descrição das funções de cada espaço.
Os parceiros sociais visitaram os espaços exteriores, a zona de recepção, posto médico, salas de convívio e actividades, copa, lavandaria, sala de refeições e sanitários situados no primeiro piso do edifício e os dormitórios e sala de convívio situados no segundo andar.
A construção deste Centro para cidadãos portadores de deficiência, com capacidade para receber 30 utentes na valência de Centro de Actividades Ocupacionais e 12 em Lar Residencial, resulta duma parceria entre a Câmara Municipal e a APPCDM de Viseu.
Gabinete de Comunicação Social e Imagem
Município de Santa Comba Dão

Sem comentários: