Pelas 14:30h do dia 29 de Novembro, terça-feira, decorreu no Auditório Municipal uma sessão plenária do Programa Rede Social – Conselho Local de Acção Social de Santa Comba Dão.
Da ordem de trabalhos definida para a reunião destacaram-se três pontos: a apresentação das acções concretizadas pela Rede Social e que se encontravam definidas no plano de actividades de 2011; a apresentação do impacto do Gabinete de Inserção Profissional no concelho de Santa Comba Dão e balanço de actividades desenvolvidas ao longo do seu período de vigência; e a apresentação do projecto de criação do banco de medicamentos no concelho de Santa Comba Dão.
Relativamente à apresentação do balanço das actividades realizadas ao longo do ano de 2011 no âmbito do programa da Rede Social, Adelina Silva, técnica de Acção Social da Câmara Municipal, apresentou uma listagem das mesmas e dos projectos em fase de conclusão destacando a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se assinala a 03 de Dezembro, sábado, referindo que este ano os alunos da Unidade de Multideficiência, que se encontra instalada no Centro Escolar do Norte, irão experienciar uma aula de hipoterapia a 05 de Dezembro, segunda-feira.
No seguimento da sua apresentação, referiu também que o arranque da construção do Lar da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, na antiga Escola Primária de Vila Pouca, está previsto para os inícios de 2012. A unidade servirá de apoio aos utentes da instituição em regime de centro de dia e de alojamento.
No que se refere ao Programa PORI, que a autarquia promove em conjunto com o IDT – Instituto das Drogas e Toxicodependência, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, a Escola Profissional – Profiacademus e a APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física, Adelina Silva informou os parceiros da Rede Social que este continua em vigor.
A apresentação do impacto do Gabinete de Inserção Profissional – GIP no concelho de Santa Comba Dão foi conduzida por Sílvia Santos, técnica que se encontrava afecta a esse serviço, e consistiu, sobretudo, na apresentação do enquadramento legal do Gabinete de Inserção Profissional, missão e objectivos que este gabinete se propõe atingir.
Relativamente a este ponto, os parceiros da Rede Social foram informados de que se concretizaram os objectivos traçados para o GIP, alguns deles superando as expectativas iniciais, com excepção do objectivo referente à captação de ofertas de emprego junto de entidades promotoras, que ficou aquém do que se esperava.
Sílvia Santos apresentou, igualmete, uma lista de actividades realizadas ao longo dos dois anos de existência do GIP em colaboração com o Centro de Emprego de Tondela e/ou outras entidades.
No final da sua intervenção concluiu que o impacto deste serviço é bastante positivo e representa uma mais-valia para a população do concelho de Santa Comba Dão, sendo uma valência frequentada, também, por utentes oriundos de outros concelhos limítrofes.
Esta sessão plenária do Programa Rede Social – Conselho Local de Acção Social culminou com a apresentação do projecto “Apoiar com Medicamentos”, que consiste na criação de um banco de medicamentos, objectivo integrado no plano de actividades do CLAS em reunião do Núcleo Executivo, e que surge a partir da necessidade de contribuir para a melhoria da população mais carenciada do concelho, idosos, portadores de deficiência e famílias com crianças a cargo, facilitando o acesso à medicação àqueles que já não a conseguem pagar.
Pretende-se com a iniciativa incentivar a população do concelho de Santa Comba Dão a doar medicamentos não utilizados e dentro do prazo de validade, que serão posteriormente entregues a quem mais deles necessita.
Os pontos de recolha das ofertas funcionarão nas quatro farmácias do concelho, que irão colaborar na análise dos medicamentos recolhidos e atestar o seu estado de conservação.
O processo de atribuição será feito com recurso a pedido escrito através do preenchimento de uma ficha criada para o efeito e enviada para o grupo técnico a constituir, que avaliará a situação socio-económica do requerente.
A decisão da atribuição da ajuda será tomada com base na avaliação dos rendimentos dos requerentes.
Gabinete de Comunicação e Imagem/CM

Sem comentários: