À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua distribuiu um Cabaz de Natal por algumas famílias carenciadas do concelho. Este ano foram contempladas 24 famílias, de acordo com o levantamento efectuado pelos Serviços Sociais da Autarquia, que teve em consideração as condições sócio-económicas dos agregados beneficiários.
O volume do Cabaz, variável em função do número de elementos do agregado familiar, integrou bens de primeira necessidade e outros produtos típicos da quadra natalícia, onde não podia faltar o tradicional bacalhau e Bolo-Rei.
A iniciativa pretende proporcionar a estas famílias uma Consoada e quadra natalícia com um pouco mais de conforto material e bem-estar, sabendo-se o significado que esta quadra representa para a família.
O Cabaz de Natal é atribuído desde 1994, tendo sido uma iniciativa pessoal do Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, que considera tratar-se essencialmente de “um gesto simbólico de solidariedade em atenção ao espírito da quadra, em que os sentimentos de partilha e fraternidade estão mais despertos na nossa consciência”.
No início o número de cabazes distribuídos era muito maior, mas fruto de um trabalho integrado desenvolvido pelo Município, envolvendo também a parceria das Instituições de Solidariedade Social do Concelho, a nível do apoio social, da habitação social, da saúde, foi possível erradicar muitas situações de pobreza extrema, o que se reflectiu também numa acentuada diminuição do número de cabazes de Natal ao longo dos anos. O surgimento de mecanismos de apoio do Estado, designadamente o Rendimento Social de Inserção, também contribuíram para uma melhoria das condições de vida de algumas famílias.
Afonso Abrantes sublinha, no entanto, que o combate à pobreza e à exclusão social nunca está terminado: “é um combate permanente e para o qual todos nós temos de estar atentos, comprometidos e empenhados, desde logo enquanto cidadãos de uma comunidade”.

Sem comentários: