“Viseu em Cadeira de Rodas” de novo em Carregal do Sal – Menos adesão na edição que marca os 10 anos de associativismo juvenil pela Inclusão
Carregal do Sal voltou a estar no programa da iniciativa “Viseu em Cadeira de Rodas”, do Grupo de Jovens da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV), experiência que se tem repetido anualmente há uma dezena de anos.
O complexo das piscinas municipais de Carregal do Sal recebeu ontem, quinta-feira, 9 de Setembro, da parte da tarde, uma das actividades do programa da edição deste ano do “Viseu em Cadeira de Rodas”, acolhendo pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes, num total de 60 presenças, pertencentes às Associações de Paralisia Cerebral de Lisboa, Porto, Coimbra e Viseu, aos quais se juntaram, como habitualmente, os pertencentes ao Pólo de Oliveira do Conde da APCV e também uma delegação do Grupo de Jovens da APCV.
Foram recebidos pela vereadora da Acção Social, Joana Carvalho, e pela técnica superior/chefe da Divisão de Acção Social, Marília Pêga. À chegada, Armando Torrinha, presidente da Direcção do Grupo de Jovens da APCV, deu conta que a adesão de participantes nesta edição teve uma redução de 20% em relação a 2009, justificando-a, na sua perspectiva, com questões financeiras das famílias dos deficientes e com dificuldades das instituições em termos de apoios e recursos humanos. “É uma pena ter baixado o número de participantes, mas esperamos que no futuro as pessoas que estão à frente destas instituições vejam que estas actividades são de extrema importância para o desenvolvimento dos jovens com deficiência”, afirmou.
O forte calor e a relva bem tratada convidaram ao indispensável momento da sesta, à sombra do edifício das piscinas, e só depois desse descanso se deu início às actividades ali realizadas. Começaram com pinturas num painel, fazendo-as uns com marcas de mãos, outros com marcas de pés, e alguns mostraram a sua habilidade com o pincel. Passaram, depois, à hidroginástica e às brincadeiras na água, sob atenta vigilância dos técnicos e funcionários das piscinas. De vigilância estiveram também dois socorristas da Delegação da Cruz Vermelha de Oliveira do Conde, em serviço de prevenção com uma ambulância de urgência pré-hospitalar.
Terminadas as actividades nas piscinas, deslocaram-se para o refeitório da Escola Secundária, onde lhes foi servido o jantar, confeccionado por pessoal afecto à respectiva cozinha e oferecido pela Câmara Municipal. À semelhança do que tem acontecido nos outros anos, após a refeição, a autarquia proporcionou-lhes alguns momentos de animação, desta vez a cargo do grupo de dança moderna “Onda Viva”, de Beijós, com lugar na sala de convívio contígua ao refeitório.
Por fim, regressaram à Pousada da Juventude de São Pedro do Sul para pernoitar, instalações onde estão alojados desde quarta-feira e onde, ainda nesse dia, jantaram e participaram num karaoke e noutras actividades que os animaram à noite. Antes de chegarem a Carregal do Sal, fizeram uma visita turística a Vouzela, durante da manhã, e almoçaram na Escola Profissional daquela via. Para hoje, o programa prevê actividades radicais na Feira de S. Mateus (manhã), actividades no Parque Aquático de Cabanões (tarde) e espectáculo na Feira de S. Mateus (noite). Amanhã deslocam-se à praia fluvial da Senhora da Ribeira (Santa Comba Dão), onde da parte da manhã terão um convívio com motards, incluindo almoço de churrasco, e da parte da tarde terão actividades aquáticas com apoio da GNR e dos Bombeiros. Jantam na Escola Secundária de Santa Comba Dão, seguindo depois para Viseu, onde se divertirão à noite na discoteca do Palácio do Gelo, com direito a uma surpresa. No domingo dar-se-á a partida das delegações, depois da última pernoita na Pousada da Juventude de São Pedro do Sul.
Estas actividades assinalam, ao mesmo tempo, os 10 anos de associativismo juvenil pela Inclusão que o Grupo Jovens de Viseu, associação juvenil do Núcleo Regional de Viseu da APC, desenvolve através de um projecto de e para jovens com deficiência, “num verdadeiro sentido de espírito e partilha e de solidariedade na concretização de uma sociedade mais justa e para todos”.
Lino Dias

Sem comentários: