CARREGAL DO SAL - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com actividades dirigidas a portadores de deficiência
A Câmara Municipal de Carregal do Sal, através do Serviço de Acção Social, assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, de 2 a 4 de Dezembro, promovendo um conjunto de iniciativas alusivas a essa temática, desenvolvidas pelo Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) e pelo Grupo de Jovens desta Associação.
O primeiro dia foi dedicado à inauguração da exposição de quadros pintados por jovens daquele Grupo de Jovens e de trabalhos elaborados por utentes do referido Pólo da APCV, e também à venda desses trabalhos.
O dia 3 de Dezembro, precisamente aquele que a Assembleia Geral da ONU adoptou em 1982 para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi reservado às principais actividades lúdicas, desportivas e recreativas das comemorações, orientadas e participadas por técnicos do Pólo da APCV e do Sector de Desporto da Câmara Municipal, as quais tiveram lugar no pavilhão municipal, envolvendo ainda utentes da Cooperativa Vários, de Tondela, e crianças de jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo.
Na abertura dessas actividades estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal, Atílio dos Santos Nunes, a presidente da APCV, Conceição Ramos, e a sub-directora do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, Cremilde Figueiredo.
Durante a manhã, crianças dos jardins-de-infância de Parada, Papízios e Póvoa da Arnosa assistiram aos jogos realizados pelos utentes daquelas instituições e, da parte da tarde, foram os alunos dos 1.º e 2.º anos da Escola do 1.º Ciclo de Carregal do Sal que tiveram essa oportunidade. Além disso, estes interagiram com aqueles utentes, em convívio e partilha das actividades ali desenvolvidas, as quais incluíram jogos tradicionais, de boccia, zarabatana (sopro de setas) e biciclomotrocidade (em cadeira de rodas).
As actividades desse dia encerraram com animação musical e coreografias de dança, interpretadas por alguns utentes do Pólo de Oliveira do Conde, merecendo os aplausos de todos os presentes, nos quais se incluíam os citados alunos da escola de Carregal do Sal e as suas professoras Lisete Portugal e Fernanda Raposo; a técnica superior/chefe da Divisão de Acção Social da Câmara Municipal, Marília Pêga; e a socióloga Rosabela Loureiro, da mesma Divisão de Acção Social.
A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira do Conde associou-se às actividades no pavilhão, garantindo a prevenção de socorro de emergência.
As actividades do último dia, ontem, 4 de Dezembro, decorreram da parte da manhã no Espaço Internet, onde os utentes do Pólo de Oliveira do Conde da APCV tomaram contacto com novas tecnologias, fazendo uso de alguns computadores. As actividades da parte da tarde tiveram lugar na Biblioteca Municipal, cujas técnicas prenderam a atenção destes visitantes especiais com a leitura e encenação da história “A ovelhinha que vem para jantar”, a que se seguiu a projecção do filme “A Lenda de Despereaux”.
A autarquia não deixou, mais uma vez, passar em branco o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, atenta às necessidades especiais das pessoas com deficiência. De acordo com a Constituição da República Portuguesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o acesso à cultura, ao desporto e ao lazer é um direito consagrado, mas a realidade para as pessoas com deficiência é bem outra. É aí que estas iniciativas têm um papel fundamental na sociabilização e integração do cidadão com deficiência.
São merecidas as felicitações a todos quantos, mais uma vez, se empenharam para que estes utentes de deficiência vivessem momentos diferentes do isolamento que a sua condição de deficientes lhes coloca. Se, por um lado, foi agradável ver o entusiasmo, a alegria e a aplicação desses utentes, por outro, também foi gratificante ver a satisfação dos promotores, técnicos e demais intervenientes nas diversas actividades.
Pólo de Oliveira do Conde da APPC
Este Pólo, tal como outros existentes no distrito, surgiu da necessidade que o Núcleo Regional de Viseu da Associação de Paralisia Cerebral (APC) teve, dada a diversidade geográfica do distrito, em descentralizar serviços, reabilitação e actividades ocupacionais.
Foi criado através da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Carregal do Sal e com a Fundação José Nunes Martins, na qual foram implantados uma Unidade Residencial e um Centro de Actividades Ocupacionais, destinados a responder aos concelhos do Sul do distrito, concretizando-se, assim, o objectivo da descentralização de serviços do Núcleo Regional da APC.
O Centro de Actividades Ocupacionais destina-se a desenvolver actividades para jovens adultos com deficiência grave ou profunda, visando a criação de condições de equilíbrio físico e psicológico, que permitam aos jovens deficientes a valorização pessoal, a dignificação humana e a qualidade de vida, no seio da família e da sociedade.
Nesse âmbito, são desenvolvidas Actividades Socialmente Úteis (jardinagem, cozinha pedagógica, serviços domésticos no lar residencial, lavandaria, etc.) e Actividades Estritamente Ocupacionais (expressão plástica, tapeçaria, natação, snoezelen, movimento, e outras). Além destas, o Pólo tem ainda Actividades de Lazer.
Cabe acrescentar que o Lar Residencial dá resposta desenvolvida em equipamentos, acolhendo deficientes com paralisia cerebral, de ambos os sexos, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar normal.
Lino Dias

Sem comentários: