SANTA COMBA DÃO - Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial Para Cidadãos Portadores de Deficiência já é uma realidade
Ontem, 23 de Setembro, teve lugar a apresentação pública do projecto para adaptação da escola primária de Vila Pouca e a consequente reabilitação para o novo pólo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) em Santa Comba Dão.
O vice-presidente da Autarquia, António José Correia, fez a abertura da sessão, agradecendo a todos os que compareceram e também à APPACDM por ter aceite o desafio que lhe foi lançado pelo Município de criar um pólo no concelho e toda a dinâmica que imprimiu para a futura concretização desta obra, há muito desejada e necessária em Santa Comba Dão.
Perante uma plateia bem composta, os responsáveis do projecto desvendaram um pouco do que vai ser aquele pólo, tendo o vice-presidente da APPACDM, prof. Vasco, assegurado que “não estamos a fazer uma promessa, o CAO/Lar Residencial já é uma realidade”, reforçando: “Esta concretização só foi possível devido à vontade do Município que nos procurou para abraçar este projecto, demonstrando desde o início grande determinação e sensibilidade para a causa da deficiência”. Acrescentou: “A aprovação deste projecto se deveu ao excelente trabalho dos técnicos da APPACDM e da Câmara Municipal e dos dados anteriormente trabalhados e levantados pela Rede Social do Concelho, que detectou as carências nesta área”. Segundo o Director da APPACDM “este projecto, pela sua sustentação e fundamentação, só poderia ser aprovado”.
A candidatura para a criação, no concelho de Santa Comba Dão, de um Centro de Actividades Ocupacionais e Lar Residencial para cidadãos portadores de deficiência foi aprovada no âmbito da medida 6.12 do Programa Operacional do Potencial Humano.
Esta nova estrutura social terá as valências de Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial com capacidade para trinta utentes no primeiro e doze no segundo. A finalidade deste equipamento é a integração social da pessoa com deficiência, aproveitando ao máximo as suas capacidades, de forma a estabelecer um projecto de vida individual, bem como o apoio directo à pessoa na promoção da sua realização pessoal, bem estar e qualidade de vida, como à sua família acompanhando e ajudando a reforçar o seu papel no envolvimento à integração social da pessoa com deficiência aproveitando ao máximo as suas capacidades.
A aprovação e concretização deste projecto levará à criação de 24 postos de trabalho, grande parte qualificado. Terá como população alvo jovens e adultos com deficiência mental e multi-deficiência, de idade não inferior a 16 anos. Dará resposta às necessidades da população de todo o concelho de Santa Comba Dão, bem como dos concelhos periféricos (Tondela, Mortágua, Carregal do Sal).
Gabinete de Comunicação CM/SCD

Sem comentários: