Jardim da Memória e Parque de Merendas Centro Social e Paroquial de São João de Areias intensificam apoio à comunidade
O Centro Social e Paroquial de São João de Areias alargou o seu leque de apoio à comunidade com a criação do Jardim da Memória, em espaço contíguo ao Parque de Merendas S. João Batista, que o grupo internacional ACCOR, representante em Portugal dos hotéis SOFITEL, NOVOTEL, IBIS e MERCURE, preparou e apetrechou há cerca de ano e meio, em acção voluntária dos próprios colaboradores, com apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da Junta de Freguesia de São João de Areias.
O Jardim da Memória, já com 150 árvores plantadas de um total de 200, de várias espécies, ocupa uma área de cerca de 6.000m2, e virá a ser também lugar de via-sacra, cujas figuras das 15 estações já se encontram ali colocadas, mas em alinhamento provisório até que as árvores tenham crescimento suficiente para ordenar a via-sacra no interior do jardim.
O Jardim da Memória é mais uma ideia que o pároco José António Almeida tornou realidade, pretendendo que seja um espaço com função espiritual, de meditação, em que não haja cultura da morte mas sim da vida. “Estamos habituados a chorar a morte, mas quero que as pessoas sintam que os seus entes queridos não desaparecem para sempre, vivendo aqui uma ligação com eles tal como a raiz da árvore se prende à terra“, disse o sacerdote.
Nesse propósito, dá possibilidade a que seja escolhida uma árvore por quem quiser perpetuar ali, através dela, a memória de alguém que já não está no mundo dos vivos. Nesse caso, como já sucede em uma dezena de árvores, cada árvore ficará com uma placa de identificação, exibindo, de um lado, o símbolo do Jardim da Memória e, do outro, o nome perpetuado, o que envolve um custo de 40 euros.
Quando as árvores tiverem porte que o justifique, serão ali criados pequenos recantos onde cada pessoa possa estar a meditar. Além dos bancos a colocar para esse efeito, Pe. José António pensa criar também nichos com livros, em género de mini bibliotecas, podendo cada um ter o nome de um escritor ou de um poeta. “É um projecto que leva anos e é preciso que haja apoios das entidades oficiais“, acautelou Pe. José António, cuja vontade é que as pessoas frequentem o Jardim da Memória e respeitem o que ali está.
As árvores e a plantação foram custeadas pelo Centro Social e Paroquial, mas houve também colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia nos arranjos exteriores. Sinal de que a autarquia dá importância ao projecto, «Farol da Nossa Terra» constatou a visita do presidente da Câmara e do presidente da Junta que, além de outros assuntos, ali foram inteirar-se do andamento deste projecto e das melhorias no Parque de Merendas.
Um circuito de manutenção e uma churrasqueira com sala de apoio são dois importantes apetrechamentos que o Centro Social e Paroquial introduziu recentemente no Parque de Merendas, destinados a toda a gente, com acesso livre, permitindo que se alie o prazer de praticar desporto, ou simplesmente conviver, com a alegria e a vantagem de estar em contacto permanente com a natureza.
O circuito de manutenção tem 11 estações com os respectivos aparelhos de exercício físico, devidamente assinalados e identificados, tendo os praticantes ali à disposição pontos de equilíbrio, salto ao eixo, paralelas, elevações em suspensão, salto de obstáculos, tábua de equilíbrio, progressão em suspensão, muro de corda, abdominais e dorsais. Dispõem ainda de instalações sanitárias com chuveiro.
A churrasqueira está dotada de 4 grelhadores e 2 lavatórios de acesso livre. A sala de apoio está dotada de mesas e cadeiras para 30 pessoas, onde se pode, por exemplo, fazer um simples convívio em grupo ou até mesmo uma festa de aniversário. A cedência da sala é gratuita, sendo no entanto necessário pedir a chave no Centro de Dia do Centro Social e Paroquial. “Há aqui muito amor na preparação de tudo isto, e tenho de elogiar o respeito que tem havido para com o que aqui está“, afirmou Pe. José António. Segundo deu a saber, há um grupo de jovens que passa por ali durante a noite, “a patrulhar e a manter isto em ordem”.
Outro dos melhoramentos introduzidos no parque é o restauro da eira e do pombal que se encontravam em estado bastante degradado. Vão servir de embelezamento e apoio a um grande palco, com 70m2 de área (7x10m), já em adiantada fase de construção, destinado a eventuais celebrações religiosas e festas populares.
Também as crianças têm ali espaço próprio, dispondo de um bonito e moderno parque infantil, oferecido e instalado pelo grupo ACCOR na mesma altura em que dotou aquele parque de mesas e bancos para merendas.
Em tudo isto, para já, o que falta são os candeeiros e a luz que a Câmara Municipal se comprometeu ali colocar.
Lino Dias

Sem comentários: