A freguesia de São João de Areias viveu no domingo, dia 20, mais um dia festivo e de unidade paroquial com a bênção de um parque infantil oferecido ao Centro Social e Paroquial pelo grupo internacional ACCOR, representante em Portugal dos hotéis SOFITEL, NOVOTEL, IBIS e MERCURE.
Apesar do dia chuvoso, calcula-se que cerca de meio milhar de pessoas tenham participado nas cerimónias e nos respectivos festejos, entre as quais se contavam Pierre Saby, director-geral da ACCOR em Portugal, Maximino Pestana, responsável do Departamento do Desenvolvimento Sustentável da ACCOR no nosso país, directores de todas as marcas ACCOR e uma centena de colaboradores dos referidos hotéis. A autarquia esteve representada por António Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, António Antunes, presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias, e José Ferraz, presidente da Assembleia de Freguesia. A presença de Lauro Gonçalves, ex-presidente da Assembleia Municipal e actual presidente da Assembleia da Comissão Política Concelhia do PS de Santa Comba Dão, também se fez notar.
As cerimónias foram iniciadas às 14h30 com a missa dominical, única em toda a freguesia, celebrada na Igreja Matriz pelo respectivo pároco, Pe. José António Almeida, que ali foi alvo de atenções e homenagens por mais um aniversário, tendo completado 43 anos de idade. Beneficiando de uma paragem da chuva, todos seguiram depois a pé até ao “Parque de Merendas” do Centro Social e Paroquial, espaço que o citado grupo ACCOR tinha preparado e apetrechado em Outubro do ano passado, no âmbito da campanha “Earth Guest” (Hóspede da Terra), que reflecte as preocupações sociais e ambientais do grupo à escala mundial, actuando em 60 países com iniciativas dirigidas a pessoas (projectos de protecção a crianças, apoio ao desenvolvimento local, promoção de alimentação equilibrada e erradicação de epidemias) e ao ambiente (projectos de controle da utilização da energia, limitação do consumo de água, gestão dos resíduos e preservação da biodiversidade).
Desta vez o director-geral da ACCOR fez questão de estar presente, querendo também apreciar o trabalho que os seus colaboradores tinham desenvolvido na criação do parque de merendas e, agora, na instalação do parque infantil, que ele próprio sugeriu. A preceder a bênção deste novo equipamento, Pierre Saby fez ali uma breve intervenção de apreço pela obra que o Centro Social e Paroquial desenvolve na área da solidariedade social, entendendo-a merecedora do apoio do grupo ACCOR, dentro do papel que o mesmo assume como empresa cidadã, com responsabilidade social.
Concluído o ritual da bênção, Pe. José António agradeceu esse apoio e também a ajuda da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia na preparação daquele espaço. Dirigiu ainda agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão por ali terem feito prevenção com uma ambulância de socorro. Como o tempo não permitiu que o lanche de convívio popular e a animação recreativa tivessem lugar no parque de merendas, onde até um palco já estava montado, todos seguiram depois, novamente a pé, para o salão de festas do Lar de Idosos.
Três grandes assadores de carne (entremeada, febras, costeletas) davam vazão a quem, em tenda improvisada, ia tomando parte no lanche, enquanto no salão a animação evoluía alegremente com a “prata da casa”, ou seja, com os grupos da freguesia, nomeadamente a Banda Filarmónica de São João de Areias, a Tuna “Os Alegres” de Castelejo, o Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Mondego” de Póvoa dos Mosqueiros e o Grupo de Cantares do próprio Centro Social e Paroquial.
Incansáveis na demonstração da alegria que ali partilhavam, os colaboradores da ACCOR eram também animadores daquele ambiente festivo, cuja boa disposição a todos contagiava e dava prazer apreciar. A ausência dos mesmos notou-se bem quando, com horas estabelecidas para a partida dos autocarros, tiveram de partir após a actuação dos dois primeiros grupos (banda e tuna). Foi bonito vê-los, durante todo o último número da Tuna, fazer as despedidas de braço no ar e atirando beijos enquanto dançavam! Foi prova de que São João de Areias os conquistou e que será terra que hão-de lembrar no seu dia-a-dia, onde certamente desejarão voltar, pois esta ligação do grupo ACCOR ao Centro Social e Paroquial irá ter continuidade.
Dessa continuidade deu conta Maximino Pestana ao «Farol da Nossa Terra», após justificar que foi para tornar o parque de merendas “mais apetecível” que a ACCOR lá instalou o parque infantil, pretendendo criar condições para que os utentes do Lar e os visitantes façam uso daquele espaço: “Continuaremos a estar atentos ao trabalho que o Pe. José António está a desenvolver em São João de Areias e vamos manter uma parceria de entreajuda com o Centro Social e Paroquial, cedendo-lhe material, em condições de ser utilizado, por altura das remodelações cíclicas que fazemos nos nossos hotéis para os manter modernizados, com nível e competitivos“. Referia-se o mesmo à cedência de equipamento dos quartos como, por exemplo, mobília e televisões.
Envolvendo estes festejos também o aniversário do pároco, os parabéns foram-lhe cantados em redor de um bolo monumental, estampado com a fotografia de cada casa pertencente ao património do Centro Social e Paroquial. “É pena que o bolo se estrague, quando não ninguém o comia, mandava-o emoldurar!”, gracejou Pe. José António, admirado com tal surpresa.
As surpresas não se ficaram por ali. No sábado, dia do aniversário, após almoço num restaurante, oferecido pela direcção do Centro Social e Paroquial, a mesma levou-o até ao quarto n.º 35 do Lar, onde o surpreendeu com a gravação do seu nome na porta e lhe entregou cópia de acta onde está atestado que aquele quarto lhe pertence enquanto viver. “Foi uma atitude que me comoveu, de uma gratidão enorme, é quase um compromisso de que terei de ter sempre uma ligação a esta casa”, disse ao «Farol da Nossa Terra».
Impondo-se ouvi-lo acerca do gesto da ACCOR, afirmou: “Embora para eles também seja importante criar espírito de equipa, encaro-o como um certo apadrinhamento da nossa instituição, aprofundando ainda mais as relações de amizade já estabelecidas, e sentimos redobrada alegria por este grupo ter ultrapassado a centena de colaboradores, entre eles o director-geral do grupo ACCOR, que fez o favor de se tornar meu amigo“.
Porque a autarquia teve directa e importante intervenção na preparação do parque de merendas, cabia ouvir também o vice-presidente da Câmara Municipal, ali em sua representação. “Estas parcerias entre grupos económicos e as entidades locais, envolvendo a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, são cada vez mais importantes e nós, apesar dos constrangimentos, estamos sempre prontos a apoiar iniciativas que promovam a qualidade de vida das populações e estaremos disponíveis a qualquer outro desafio que o Centro nos coloque, ao qual dou os parabéns por conseguir atrair este tipo de parcerias“, frisou António Correia.
Ao convívio que envolveu estes festejos esteve igualmente associado o cumprimento da promessa feita por Pe. José António de oferecer à comunidade um lanche popular quando estivesse paga ao último credor a dívida da construção do Lar de Idosos.Lino Dias

Sem comentários: